PROGRAMA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CANCER INFANTOJUVENIL PROMOVE ATIVIDADES NA UNCISAL

diagnosticoNo Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença dos cinco aos 19 anos e as chances de cura aumentaram consideravelmente, nos últimos anos. Se há 30 anos a possibilidade de cura era de no máximo 15%, atualmente essa margem ultrapassa a casa dos 65%, podendo chegar, em alguns casos, a 85%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Dia 23 de novembro é a data que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. O Programa de Extensão Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil da UNCISAL em conjunto com a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (APALA), realizou um evento no prédio sede da UNCISAL, com brincadeiras infantis, distribuição de material e a exibição de vídeos informativos acerca das ações do programa e esclarecimentos sobre a triagem de pacientes, enfatizando a necessidade da doação de sangue e medula óssea; que podem ser realizadas no Hemocentro de Alagoas (HEMOAL).

O Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, esta vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da UNCISAL, sob a coordenação da psicóloga Roberta Fernandes e é mantido pelo Instituto Ronald McDonald.

Texto: Ricardo Bezerra

Revisão: Edivane Lins Verçosa