Estudantes da UNCISAL dão início às atividades do Projeto Rondon

Projeto-Rondon1 Projeto-Rondon-2 Projeto-Rondon3 Projeto-Rondon4

Depois de desembarcar no estado do Espírito Santo no último dia 15 e vivenciar três dias de experiências no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, a equipe que representa a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no Projeto Rondon deu início esta semana às atividades de campo no município de Ibatiba – a 171 quilômetros de Vitória.

Desde que chegaram à cidade, os universitários desenvolveram 25 oficinas, com temas das áreas de saúde, direitos humanos, cultura e educação. O grupo multidisciplinar é composto por oito estudantes e conta com a coordenação de duas professoras. A Uncisal é a única instituição do Nordeste selecionada para participar do programa do Ministério da Defesa.

Conforme a professora Maria Rosa da Silva, que integra a comitiva alagoana, a primeira atividade do projeto aconteceu no dia 15. O grupo foi recebido no 38º Batalhão de Infantaria do Exército e vivenciou experiências como o chamado “toque de alvorada”, fez refeições no “rancho militar”, acompanhou formaturas e explorou a área externa do batalhão militar.

No dia 18, o grupo seguiu viagem rumo à Itabiba. No município de pouco mais de 24 mil habitantes, os alagoanos deram início às oficinas, como “Cuidadores de Crianças”, voltado para profissionais de creches e auxiliares de sala e que tem carga horária de 30 horas/aula.

Além dessa oficina, foram desenvolvidos cursos como “Preparo e Armazenamento de Alimentos”, voltado para merendeiras; “Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, com enfoque em neonatos e crianças”, voltado para profissionais da área de saúde; e “Receitas Hiperdia”, com dicas para hipertensos e diabéticos.

O grupo deve desenvolver as atividades até o dia 30 de julho, quando retorna para Alagoas.

Participam do projeto as professoras Maria Rosa da Silva e Vanessa Porto, além dos universitários José Euderaldo Filho, Silmara Silva, Allan Lopes, Kassyara Lima, Danylo Cabral, Ahyas Alves, Andrea Cunha e Júlia Letícia Onório.