UNCISAL SEDIA SIMPÓSIO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE E CAPTAÇÃO DE MEDULA

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) sediou, na tarde desta sexta-feira (17), o II Simpósio Alagoano de Doação de Sangue e Captação de Medula Óssea. O evento aconteceu no Mini Auditório Emil Burihan, localizado no prédio-sede, e promoveu uma discussão sobre a importância da captação e da formação de novos doadores.

Na oportunidade, o reitor Henrique Costa destacou que o simpósio é uma forma de abrir espaço para novos conhecimentos e novas habilidades para os estudantes da Uncisal. “É um momento de trabalhar a orientação de como fazer a doação e a sua importância. Isso forma um profissional mais qualificado e consciente sobre o tema”, expôs.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Rosa da Silva, a doação de sangue deve representar mais que uma prática na área de saúde. “Vai mais além do que um simples processo de saúde, é solidariedade, é estar disposto para o outro, porque doar sangue é você doar o que tem de melhor”, explica Maria Rosa , que é professora do curso de Enfermagem.

O simpósio faz parte de um projeto de extensão que, segundo a coordenadora, contará com atividades externas. Na próxima etapa, os estudantes acompanham técnicos do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em escolas, obras e eventos para captação de doadores.

Para Verônica Guedes, gerente do Hemoal, as atividades são importantes por levar a captação de doadores para dentro das universidades.

O evento contou com a participação de integrantes do grupo de extensão Sorriso de Plantão e do servidor Ozarlan Michael Pereira, representante da Pró-Reitoria de Extensão.