O que é Extensão?

A Extensão Universitária é o “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”. Para a caracterização de um ação extensionista é necessária a presença do tripé: PROFESSOR- ALUNO DE GRADUAÇÃO-COMUNIDADE.

.

A extensão promove uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade e está voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, atuando como implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. Esta relação dialógica é marcada pela ação de mão dupla, de troca de saberes, e de superação do discurso de hegemonia acadêmica, cujas ações são caracterizadas pelo seu caráter interdisciplinar, buscando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, fundamental na formação de um profissional cidadão.

.

As atividades da extensão são realizadas por meio de PROGRAMAS, PROJETOS, CURSOS E EVENTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, coordenados por professores desta instituição e desenvolvidos por professores, técnicos, alunos e comunidade em geral, vinculados direta ou indiretamente a Unidades Acadêmicas, Unidades Complementares, Núcleos de Estudos e Acadêmicos, sob acompanhamento da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), em conformidade com a política acadêmica definida pela UNCISAL.

.

Áreas temáticas para classificação das ações de Extensão Universitária:

  1. Comunicação
  2. Cultura
  3. Direitos Humanos e Justiça
  4. Educação
  5. Meio Ambiente
  6. Saúde
  7. Tecnologia e Produção
  8. Trabalho

.


Em Conformidade ao Plano Nacional de Extensão, produzido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades.