No dia 23 novembro aconteceu, no Auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), às 16 horas, a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, contando com a participação de Entidades Governamentais, Organizações não Governamentais (ONG’s) e Sociedade Civil, ocasião em que foi lançada a cartilha “Diagnóstico Precoce – Faça do Tempo um Aliado Contra o Câncer”, como também, foram entregues os certificados de conclusão da capacitação dos profissionais do PSF de Maceió, pelo Pró-Reitor de Extensão da UNCISAL, Prof. Geraldo Magella.
.
Na oportunidade, a Reitora em exercício, Profª. Almira Alves dos Santos, discorreu sobre a importância do programa, “Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil”, que consiste em alertar as pessoas para os primeiros sinais da doença, conscientizando-as de que essa doença não está restrita aos adultos, podendo também, atingir as crianças.
.
A Coordenadora do Programa de Extensão da UNCISAL, Psicóloga Roberta Fernandes Marinho, descreveu o histórico de sucesso do programa e falou sobre a importância das parcerias com o Instituto Ronald Macdonald, Associação Cristã Pio XII e WCF do Brasil, além de mencionar a necessidade de novos parceiros, para o próximo ano, no intuito de fortalecer ainda mais as atividades do programa.
.
Mesmo, diante de todo sucesso do programa, nem tudo são flores, é necessário implementar as atividades em vários outros municípios, articulando parcerias com a iniciativa privada e ONG´s, de forma a operacionalizar tais ações, apesar de atualmente a cobertura do PSF ser de cerca de 30% no Estado, ter só em Maceió aproximadamente 800 pessoas capacitadas pelo programa, e atuar também em Arapiraca e São Miguel dos Campos.
.