I Congresso Norte-Nordeste de Residência Multiprofissional em Saúde.

dsc05693Nos dias 20, 21 e 22 de maio, ocorreu, em Maceió, no Auditório do Hotel Atlantic, O I Congresso Norte-Nordeste de Residência Multiprofissional em Saúde. Este evento  foi realizado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família desta Universidade, e contou com a participação de profissionais e estudantes de vários Estados.

.

Estiveram presentes na abertura a Reitora e Vice-Reitora da UNCISAL; os Pró-Reitores de Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação, representante da Residência da UNCISAL, representantes do corpo médico da Polícia Militar (PM), Exercito e Aeronáutica. Todos enfocaram sobre a importância da interdisciplinaridade, tema central do evento. Após o encerramento da mesa de abertura, foi oferecido um coquetel ao som de saxofone, show realizado pelo saxofonista Sargento Adriano, da Policia Militar de Alagoas.

.

O evento teve como foco as Residências Multiprofissionais em Saúde, ressaltando a discussão sobre a formação interdisciplinar dos profissionais. Foram contemplados assuntos que suscitaram o interesse dos presentes, distribuídos em conferências e mesas redondas. A Profa. Dra. Ana Estela Haddad, do Ministério da Saúde (MS), abordou o tema “Situação das Residências de Saúde no Brasil: Histórico, Contexto e Perspectivas”, dando enfoque para o papel dos órgãos governamentais na formação de profissionais para que estes atuem interdisciplinarmente, ressaltando a graduação e a pós-graduação. Dando continuidade à programação científica, foram amplamente debatidos os temas: “Formação de trabalhadores para o SUS: Graduação, Residência Multiprofissional em Saúde e Área Profissional da Saúde”, “Residências: Quais as perspectivas de trabalho do egresso, “Vivências no SUS – Apresentação de relatos de experiências” e “Educação em Saúde como ferramenta de trabalho.

.

A última conferência, intitulada “Controle Social em Saúde”, foi proferida pela Profa. Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho (UFAL), incitando que os profissionais da saúde exerçam sua função no Controle Social de forma efetiva.

.

No último dia do evento, foram apresentados os trabalhos científicos nas modalidades oral e pôster, cuja premiação foi anunciada pela Profa. Dra. Almira Alves dos Santos, com oferta de um certificado de menção honrosa para os três trabalhos melhor classificados nas categorias oral e pôster.

.

Categoria oral:

.

  • 1º lugar: “Educação em Saúde: Experiência de uma Equipe Multiprofissional em Saúde da Família”;
  • 2º lugar: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma Necessidade Eminente”;
  • 3º lugar:  “Discursos de Profissionais do Programa Saúde da Família de Recife acerca da Atenção à Sexualidade Reprodutiva da População Masculina” e “Experiência de Uma Equipe de Residentes Multiprofissionais na Prática da Educação em Saúde para um Grupo de Idosos de uma Comunidade”

.

Categoria pôster:

.

  • 1º lugar: “Reuniões em Equipe como Estratégia para a Reorganização dos Processos de Trabalho e de Exercício da Cogestão em uma Unidade de Saúde da Família: Um Relato de Experiência”;
  • 2º lugar: “Intersetorialidade: Uma Experiência entre Unidade de Saúde e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Morro da Conceição”;
  • 3º lugar: “Principais Causas da Resistência das Gestantes ao Tratamento Odontológico nas Equipes do Programa de Saúde da Família”.

.

GALERIA DE FOTOS

[smooth=id:10;]