Durante a tarde do dia 22 de outubro de 2010, aconteceu, nas dependências do prédio sede da UNCISAL, uma aula de bocha adaptada. A apresentação objetivou demonstrar como o esporte pode integrar as pessoas, independente de sua condição física.
[smooth=id:12;]
.
A atividade teve início com o aquecimento dos alunos, como em qualquer esporte, e foi continuada com as instruções do Professor Guilherme Vasconcelos. Durante a atividade, foi demonstrada a possibilidade do jogo mesmo de pessoas com comprometimento total dos membros, através de dispositivos que possibilitem o atleta desenvolver a atividade
O jogo de bocha consiste em tentar colocar todas as seis bolas, ou a maioria delas, próximas da bola branca. A proximidade das bolas se dá de acordo com a medição da distância radial. Ganha quem fizer mais pontos, podendo o jogador empurrar a bola adversária com sua própria bola para longe da bola branca.
O projeto de extensão A Bocha Como Recurso Terapêutico é coordenado pelos professores de educação física Josué Ferreira e Guilherme Vasconcelos e está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNCISAL, através da Gerência de Cultura, Esporte e Lazer.
Texto: Ricardo Bezerra
Revisão Profª. Ma. Michelle Carolina Garcia da Rocha