Viver com câncer pode ser considerado uma das experiências mais difíceis sob o ponto de vista psicossocial, pela qual uma pessoa e sua família podem passar, especialmente quando a pessoa que vive o processo de doença é uma criança ou adolescente. Mas muito pouco se conhece sobre como estão as famílias daqueles que sobreviveram a um câncer na infância ou em outras etapas do desenvolvimento.
.
Em entrevistas com familiares de pacientes em tratamento de câncer, algumas informações foram colhidas sobre as questões sociais e da sua representação no cotidiano dos pais dos referidos pacientes. Alguns deles apresentam dificuldades para manter-se nos trabalhos, principalmente quando formais, devido à necessidade de se ausentarem em alguns momentos que a saúde do filho não está estabilizada, ou mesmo em situações de internamento e intervenções cirúrgicas.
.
Outros se acomodam diante dos benefícios sociais advindos da condição de ter filho portador de neoplasia, em que o recurso social de um salário mínimo faz com que se contentem e se ajustem para sobreviverem dessa “renda”. Sendo, em alguns casos, fator que pode ser interessante manter a cronicidade da doença e, conseqüentemente, o recebimento desses valores.
.
Visando modificar essa realidade, a Apala e a Uncisal, criou o CENTRO DE TALENTOS, visando oportunizar pacientes e seus familiares diretos (até 2° grau), formação profissional competitiva com o mercado de trabalho com vistas a melhoria da qualidade de vida e a vivência do papel de cidadão de forma digna e responsável.
.
Para tanto, foi estabelecida uma parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para incluir uma cota de alunos nos cursos profissionalizantes oferecidos pela aquela entidade de reconhecimento nacional.
.
Neste momento estamos festejando a formação de um grupo de pessoas e buscando, através de nossos parceiros, inserí-los no mercado de trabalho.
.
Lista dos alunos:
.
INSTALADORES HIDROSANITÁRIOS
– Wendell Correia (instalador hidrosanitário)
– Welson David do Correia (instalador hidrosanitário)
– Jedilsom Francisco da Silva (instalador hidrsanitário)
.
TÉCNICAS DE PANIFICAÇÃO
– Nadjane de Lima Sales de Almeida (técnicas de panificação)
– Ana Claudia de Barros Silva (técnicas de panificação)
– Maria Isabel F de Lima Souza (técnicas de panificação)
– Maria Adriana Ferreira de Lima Souza (técnicas de panificação)
– Edilana Cristina dos Santos Pina ( técnicas de panificação)
– Ivaneide de Souza Chicuta (técnicas de panificação)
.
Roberta Fernandes
Coordenadora do Projeto Centro de Talentos
APALA/UNCISAL