Exposição Fotográfica intitulada “Um olhar sobre a Periferia da Cidade” no Hall da UNCISAL

A partir do dia 31 de maio até 03 de junho de 2011 acontecerá no hall do prédio sede da UNCISAL, A Exposição de fotografias da ONG O CONSOLADOR, intitulada “Um olhar sobre a Periferia da Cidade”.

.

Um pouco sobre a ONG O CONSOLADOR:

.

Após o falecimento do casal fundador em 1997, uma das crianças acolhidas pelo Lar em 1970, quando tinha 2 anos de idade, hoje, é a cuidadora da casa.

.

O principio é amor ao próximo, as crianças e ao meio. Por ele buscamos o desenvolvimento humano correlacionando múltiplas aprendizagens, respeitando as diversidades, oportunizando o brincar e construindo afetos. A relação é de troca e dinâmica, ao mesmo tempo, que ensinamos aprendemos com eles.

.

A intervenção pedagógica proposta nos projetos tem como foco a educação em tempo integral, no contra turno escolar em parceria com as escolas públicas do entorno da organização, fundamentando a proposta pedagógica na Pedagogia Popular. As ações têm como premissa oportunizar a participação de todos em atividades que sejam prazerosas, educativas e protagonizadas coletivamente através dos núcleos de atividades como a: Educação pelo Esporteonde é desenvolvida a modalidade de triathlon (correr, nadar e pedalar) em conjunto ou de forma individual; o Apoio Pedagógico que ajuda as crianças a superar as dificuldades de aprendizagem com aulas de português, matemática, hora do conto, leitura e interpretação de texto; Educação Nutricional que educa as crianças e as famílias a adotarem hábitos saudáveis e simples para ter uma melhor qualidade de vida, associada a esta ação está também o cultivo de hortas orgânicas e o cuidado com o meio ambiente, além do fornecimento de lanches e refeições balanceadas, reduzindo o índice de baixa nutrição presente no público atendido. Todas essas ações são parte doPrograma Criança Integrada.

.

Para os jovens a Educação para o trabalho, compreendendo a trajetória dos meninos, além de amá-los, educá-los é preciso profissionalizá-los para que se insiram no mercado de trabalho. São oferecidos cursos de informática, Office boy/girl, costura básico e customização, camareira, garçom, montagem e mecânica de bike e cabeleireiro. Outro passo e ao mesmo tempo ainda um desafio constante, é estabelecer um vínculo de confiança, afeto e apoio mútuo com as famílias na realização dessa proposta de desenvolvimento integral, no sentido de fortalecer a família perante a criança e fortalecer a criança perante a família.

.

“Compreender a realidade dos meninos, olhar não só para o que eles não sabem o que não tem ou apenas o que dizem, mas sim olhar para o que eles sabem, suas experiências, histórias e vivências e ver o grande potencial que trazem consigo, foi o ponta pé inicial para irmos traçando os objetivos e as estratégias que norteiam o dia a dia do Consolador. Com esse olhar, nosso menino agora é um cidadão.”

.

Site da ONG: http://www.oconsolador-maceio.org.br