Depoimento de uma aluna extensionista

Quando estamos na Universidade, todos os nossos valores são colocados a prova, toda nossa vida muda, pois nos damos conta de que somos importante para a mudança e para a melhoria de vida do nosso país, somos formadores de opinião e exemplo de comportamento para as pessoas que influenciamos.

.

Quando o estudante universitário decide fazer extensão, algo acontece na sua vida, algo mágico; ele percebe que as menores ações praticadas contam para mudar a vida das comunidades. É na extensão que o aluno tem o seu primeiro contato com o público que vai interagir com ele depois de graduado. Esse encontro é indescritível para a vida acadêmica! Um estudante extensionista é um estudante diferenciado, pois seu mundo é modificado, positivamente, pelas experiências de suas ações junto à comunidade.

.

O amadurecimento acadêmico dos alunos extensionistas é de grande relevância para sua formação profissional. Prova disso é o depoimento que está nas próximas linhas, em que a aluna Mayara Vieira Damasceno, do 3º ano do curso de Terapia Ocupacional, que fez parte do Programa de Extensão Jovem Doutro UNCISAL, ela demonstra toda a paixão que a extensão provoca nos alunos que fazem parte dela.

“Olá equipe Jovem Doutor 2011,

.

“É preciso estarmos abertos e compromissados com nossas escolhas quando chegamos ao mundo acadêmico; depois de uma longa caminhada no Programa de Extensão Jovem Doutor, venho por meio deste (…) comunicar a minha saída (…).

.

Chegamos com muitas dúvidas, com medo e apreensivas com a nova realidade que tínhamos assumido, mas aos poucos fomos entendendo que nada poderia ser maior do que a oportunidade e a satisfação de levar novas esperanças para  os alunos das escolas que estávamos assistindo. Passamos por muitos apertos, pois nem sempre as partes de toda uma equipe cooperam com o objetivo comum; passamos por imprevistos de olharmos um para o outro e ficarmos sem saber qual decisão tomar; algumas vezes almoçamos sukita com broa, porque não esperávamos passar o dia fora da faculdade e sem a devida assistência da escola em determinadas capacitações, nos deparamos com realidades carentes de um olhar humano, de uma escuta e de um pouco de atenção, mesmo sendo adolescentes que estavam à flor dos hormônios. TUDO FOI VÁLIDO: os apertos, os imprevistos, as broncas, as diferenças de cada um, pois nada pagava os sorrisos dos alunos que enxergavam em nós a oportunidade de vislubrarem novas oportunidades. Chegar à faculdade pra gente é uma coisa óbvia; para eles seria algo inatingível. Nada irá pagar tudo isso, nada… nem as bolsas, se um dia elas saírem. Os sorrisos dos alunos que passaram na segunda fase e a pergunta “quando a gente vai vir de novo aqui?” ficará lembrada para sempre.

.

Façam valer a pena todo o tempo que vocês estarão no projeto, aproveitem a oportunidade única que nos oferece peso no currículo, experiência e amadurecimento acadêmico; e isso a faculdade por si só não oferece. Não desistam por conta das dificuldades, pois elas servem para nos moldar para a vida. Tenham compromisso com o outro, com as escolas, com os alunos, com a equipe Jovem Doutor. As partes formam um grande todo, mas se um deixa de fazer direito, toda a equipe é prejudicada. Aproveitem os professores responsáveis, nunca sabemos até quando os teremos perto de nós para nos auxiliarem nos próximos passos. Sejam humanos, futuramente o nosso grupo terapêutico, os nossos pacientes – clientes (como queiram) agradecerão o atendimento humanizado e o compromisso de cada um. Aproveitem!!!!”