PROEX Participa de Atividades pela Comemoração do Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

eca

Na última segunda-feira, dia 13 de julho, foi realizado, às 09h30, no auditório da OAB , um evento em comemoração aos “19 Anos da Implantação do Estatuto do Direito da Criança e do Adolescente (ECA). Contando com a presença de membros do Poder Executivo Estadual e Municipal, Câmara Municipal de Maceió Corpo de Bombeiros, Conselheiros Tutelares, Sociedades de Classe e Sociedade Civil. Após solenidade de abertura, foram compostas várias mesas redondas, para debater a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Na oportunidade, O Prof. Cláudio Soriano, representando a Pró-Reitoria de Extensão, a Sociedade Alagoana de Pediatria e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, salientou a importância do ECA, “O estatuto foi um marco para a formação desta rede de apoio à criança, percebemos que não estamos sozinhos, contamos com o apoio do Governo e Organizações não Governamentais.” Lembrou que é preciso sempre ter em mente a criança e a preservação de seus direitos, salientando que, para o estatuto ser cumprido na integra várias medidas sociais devem ser postas em prática, dando destaque ao tratamento que as crianças recebem da saúde pública, os abusos sofridos pelas crianças na sociedade, a desatenção dos pais, que poderiam diminuir os acidentes com as crianças, adotando medidas simples no dia-a-dia. Enfatizou também, que ao olhar para os dados estatísticos da mortalidade infantil, deve-se entender que a reivindicação de uma notificação mais precisa dos óbitos, não é novidade, com isso se quer apenas, a verdade dos fatos para eliminação do sub-registro, no intuito de gerar ações mais precisas baseadas nos dados. Destacando que, dependendo da faixa etária, a causa da mortalidade muda drasticamente, de 0 a 1 ano a mortalidade é, em sua maioria, por falta de assistência, 1 a 14 anos a mortalidade ocorre, em grande parte, por acidentes de trânsito, já na faixa dos 15 anos, o grande vilão é a violência. Concluindo, o Pró-Reitor de Extensão, declarou que devemos olhar os problemas da sociedade, não pela lente de um adulto, mas pela ótica da criança, pois os adultos, em muitos casos, negligenciam até mesmo seus direitos.

.eca2

.

Em seguida, o Pró-Reitor, participou de uma caminhada, organizada pela Secretaria Estadual da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, pelas ruas do centro da cidade, com 350 crianças do Projeto de Proteção de Jovens e Adultos (PROTEJA), um projeto assistencial que assiste jovens dos bairros do Jacintinho, Benedito Bentes e Vergel do Lago, mantido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria supracitada. O ápice da caminhada ocorreu com a chegada ao prédio, sede da Secretaria, onde foi inaugurado um painel informativo sobre a mortalidade infantil em Alagoas.

.

eca3

.

Este painel será atualizado, mensalmente, e ficará visível na entrada do prédio da Secretaria Estadual da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos. O evento foi encerrado com um bolo para festejar o aniversário do PROTEJO.