DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL

Dia Mundial da Motricidade Orofacial – Língua presa… funções orofaciais prejudicadas

A Motricidade Orofacial é a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas relacionadas, como a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento destas funções e também pode atuar no aprimoramento da estética facial. Nesta área, o fonoaudiólogo pode atuar em parceria com outros profissionais como dentistas, médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

Língua presa também chamada de anquiloglossia, a língua presa acontece quando a pequena membrana que fica abaixo da língua (conhecida popularmente como “freio”) é menor do que o normal, impedindo o órgão de se movimentar livremente. Quando a membrana está anexada ou muito próxima da ponta da língua, esta pode parecer bifurcada ou em forma de coração. No entanto, membranas que estão ligadas na parte de trás da língua podem deixá-la com uma aparência normal. Segundo a Association of Tongue-Tie Practitioners (USA) aproximamente um em cada 10 bebês nasce com algum grau de língua presa. Mas apenas metade dessas crianças irá apresentar compromentimento significativo da fala.

As causas de língua presa não são conhecidas. Elas podem ocorrer em famílias, mas também pode acontecer de um bebê sem histórico de língua presa tem o problema. Alguns casos de língua presa acontecem por conta de outras alterações na face ou na boca, como uma fenda palatina. Algumas personalidades célebres apresentam o sigmatismo anterior, tal qual Luís Inácio Lula da Silva, Clarice Lispector, Antonio Palocci, Romário, Felipe Massa entre outros.

Coordenação: Antonio Luca Ferreira Feitosa, Andres Mayra da Silva Melo, Ianna Eleuza de Castro Silva, Adriana de Medeiros Melo

Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Fonoaudiologia da UNCISAL

Data: 09/03 a 30/03/17